quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Espaços de Diálogo

Apresentação de estudos e pesquisas de docentes que compõem o quadro do LIEJA e estudantes e orientandos da graduação e pós-graduação e ainda, o público externo, prioritariamente professores da EJA atuantes nas redes públicas de ensino do Rio de Janeiro. As sessões dos Espaços de diálogo acontecerão ao longo de um dia do evento, no Campus do Fundão, e estão agrupadas nas seguintes temáticas:

ED 01: Formação inicial e continuada de Professores em EJA
Professora Drª Ana Paula Moura - UFRJ
Este Espaço de Diálogo pretende trazer para a discussão os aspectos relacionados à construção da identidade do docente da EJA, enfatizando os documentos legais que fazem referência à EJA e os processos de formação inicial e continuada de professores. Para isso, buscaremos abordar o tratamento recebido pela EJA nos cursos de graduação e licenciatura e a necessidade de que esta atenda às especificidades da EJA. O ED pretende ainda trazer para socialização e reflexão, as diferentes experiências formativas vividas por seus participantes.

ED 02: Linguagem, Sociedade e Cultura em EJA
Professora Drª Marta Souza - UFRJ
Este Espaço de Diálogo pretende discutir as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a necessidade de uma prática pedagógica que privilegie o trabalho com a linguagem verbal, oral e escrita, nesta modalidade de educação. A partir desta perspectiva, buscará o intercâmbio entre os estudos, as pesquisas e as experiências dos integrantes do ED, visando à problematização dos seguintes temas: o papel da linguagem na constituição da identidade dos sujeitos da EJA; a prática pedagógica com a linguagem e as diferentes áreas de conhecimento; a EJA, o direito à literatura e as práticas de leitura literária.

ED 03: Políticas de Currículo em EJA
Professor Dr. Enio Serra - UFRJ
O Espaço de Diálogo tem como objetivo propiciar reflexões sobre as políticas de currículo no âmbito da EJA, englobando a produção de documentos curriculares oficiais, o currículo praticado por educadores, bem como ações e experiências curriculares em projetos de educação popular. Tem como foco a análise das concepções de EJA e de conhecimento escolar presentes em propostas e práticas curriculares, problematizando os seguintes temas: a questão curricular hoje; propostas curriculares oficiais para a EJA; currículo e prática docente; experiências curriculares na educação popular; características e especificidades do currículo escolar em cursos de EJA.

ED 04: Trabalho e Educação nas Políticas de EJA
Professora Drª Jaqueline Ventura - UFF
Este Espaço de Diálogo pretende propiciar a discussão sobre as relações entre os mundos do trabalho e a Educação de Jovens e Adultos, a partir de estudos realizados sobre a formação humana no campo Trabalho e Educação. Nesse horizonte, tecerá considerações acerca da centralidade do conceito de trabalho como ação humana; buscará apreender os elementos fundamentais da concepção burguesa de trabalho, recorrentemente hegemônica no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, e as possibilidades de sua superação; debaterá o pertencimento de classe dos diversos sujeitos da EJA e as atuais políticas educacionais destinadas à elevação da escolaridade e à formação profissional de jovens e adultos trabalhadores.

ED 05: Juventudes na EJA: desafios atuais
Professora Drª Alessandra Nicodemos - UFRJ
Este Espaço de Diálogo tem como intenção congregar estudos, pesquisas e experiências escolares relacionadas ao fenômeno de Juvenilização no contexto da Educação de Jovens e Adultos, entendido como a inserção de matrículas de estudantes cada vez mais jovens em turmas nessa modalidade no tempo presente. Nesse cenário busca problematizar os desafios atuais e as especificidades que esse fenômeno coloca para os sujeitos da escola na perspectiva de um acolhimento a esse público, marcado por múltiplas identidades, e que o reconheça como sujeito do conhecimento e integrado na construção de práticas curriculares críticas e emancipatórias.